Estou constantemente a falar nisto porque é de extrema importância ainda que em família constituida cada um de nós ter a sua própria poupança.
Deveriamos poupar no minimo 10% dos nossos ganhos mensais, imagine que ganha 1300 euros, deve poupar 130 e se não conseguir pelo menos 65, se ainda assim for dificil....50, o importante é começar! Pode por isso como pagamento reforma por exemplo, e pôr a sair directamente da conta actual para a poupança.
Devemos pagar-nos a nós próprios, pelo menos uma mensalidade e gerir isso para gastos pessoais e pequenos luxos, definir isso também como um pagamento fixo mensal.
Eu instalei uma app no telemóvel denominada de gestor de orçamento. e tem funcionado lindamente, super prático, mal faço um pagamento, aponto de imediato,elimino papeis e talões, isso permite-me ter exatamente controle dos meus gastos, e de quanto eu necessito mensalmente para despesas fixas.
Nunca sabemos o dia de amanhã, e se ficaremos sozinhas, por isso é importante poupar, para emergências e futuros imprevistos.
Muitas das pessoas não se divorciam pelo medo da questão financeira, eu era uma delas. Tinha muito medo de não dar conta, vivia muito desafogada embora tivesse controle, porém, entrava o dobro do orçamento cá em casa e só saiu uma pessoa, e sabe lá Deus quanto mais podia ter entrado, nem eu sabia....só geria ...um valor mensal....a situação mantem-se....gerir um valor mensal...mesmo com todos os extras e imprevistos.
Quando li o livro da Marta, divórcio positivo, depressa compreendi que isso é o que mais assombra especialmente as mulheres....ainda vivemos numa cultura enraizada que os homens têm de ganhar mais e nos manter financeiramente....e gente não tapem o sol com a peneira....se o vosso salário for 1/3 ou 1/4 dos deles eles mantêm-vos financeiramente sim....eles têm o bolo e vocês uma fatia.
Outra dica importantissima é NUNCA, JAMAIS, EM MOMENTO ALGUM permitam que os vossos parceiros não comparticipem no que entra e sai financeiramente da vossa casa como não permitam que vos escondam contas, ou dinheiro, porque no final de contas quando a separação se dá....vocês verão navios disso.....fala a voz da experiência....
Questionem sempre todas as compras feitas sem que o valor do dinheiro tenha saído da vossa conta conjunta e que normalmente são investimentos avultados...isso destrói a confiança neles e em vocês bem como em todo o relacionamento.
Relacionamento na base de mentiras e coisas ocultas não é para ninguém e destrói a vossa confiança em possíveis e futuras relações sejam elas mais ou menos sérias.
Não vou dizer como cada um deve gerir o seu orçamento isso cabe a cada familia, mas cuidado com cartões de crédito ocultos, créditos ocultos, ganhos ocultos....uma coisa é pagar-se a si mesmo e poupar, outra coisa é enganar, mentir, omitir e roubar o seu parceiro.
Por isso poupem o vosso próprio dinheiro : PAY YOURSELF FIRST
Comentários
Enviar um comentário