Então começamos o ano a falar de money, pilim, graveto, euros, notas , dinheiro, que é tão bom e deve sempre abundante!!
Já disse várias vezes que dinheiro é uma crença e uma energia, e por esse motivo a forma como pensamos sobre ele, e o vemos, reflete-se na nossa vida em forma de abundância ou escassez!
Então hoje um pouco de economia doméstica:
Nós por cá temos as contas fixas
Prestação da casa
Água
Luz
Gás
Internet
Netflix
Condominio
Karaté
Refeiçoes escolares e proçongamento débito direto
Poupança
O resto tenho pago a dinheiro e porquê?
Porque simplesmente permite-me ter mais controle dos gastos, sei em média o valor mensal dos acima mencionados, e depois para mercearia e combustivel, farmácia e afins, pago a dinheiro.
Aqui só temos definir um plafond mensal e tentar cumprir sem fugir muito, o segredo é o controle para não fugir aos valores!
Há um valor fixo de pensão e extras não se dividem, por isso mesmo a minha gestão é apertada e controlada, porque todos extras, seja roupas, seja casa ou carro,idas a consultas ao porto, que este ano que passou foram quase nulas, são apenas e só gestão minha, e gente tem sido dois anos fantásticos, porque me supero a mim mesma a cada mês provando que sou uma otima gestora!
Manter 3 pessoas com menos de metade do orçamento é um desafio, mas como nunca digo que não a um bom desafio ;) e cá me tenho aguentado e gente, lição de vida!
Pagar a dinheiro e para quem vive em união, devem sempre ambos ter noção dos gastos, e de todas as despesas, porque em caso de separação, tudo isso deve ficar bem definido para ambos, estar sozinha com crianças não é o mesmo que viver a dois, por isso superação !!!!
Conta conjunta para despesas familiares de preferência, porque isso ajuda imenso a controlar os gastos mensais!
Experimentem pagar a dinheiro e verão como conseguem maior auto controle dos gastos normais e extra!
BOAS FINANÇAS ;)
De vez em quando encomendamos take away e permito-me a uns jantares com amigos.
Umas saídas com os miúdos!
Comentários
Enviar um comentário