Hoje vou abordar este tema, que a meu ver seria interessante debater!
Tema reflexivo...quem sou eu certo?
Lógico que está instituido há anos, a parafernália nas escolas....cartazes, cores, coisas visuais, porém, o que é que os alunos acham disso, e em que é que isso contribui para a sua evolução, crescimento e até mesmo criatividade, com que olhos os pais vêm essas mesmas actividades?
E eu como mãe de um autista, vizualmente o que é que implica???
Estes dias dei por mim a deitar fora duas caixas de desenhos que os meus filhos fizeram, tendo em conta que uma tem 11 e o outro 6, e que a maioria dos trabalhinhos nem foram feitos por eles, dou por mim como mãe a pensar isso realmente importa????
Importa para nós. importa para eles, importa aos professores, à escola?
E se ao invés de investirmos nisso, investissemos em escolas minimalistas, mas que cativassem a presença dos alunos na biblioteca, num espaço café/bar, em espaços que procuram fora da escola, mas que com educação e desempenho, faria mais sentido a sua permanência no espaço interior! Explorar a socialização
Agora estamos em COVID MOMENT, mas ok, e as outras escolas com sistemas de ensino diferentes e mais ajustados, também têm COVID MOMENT certo????
Que houvesse intercâmbio entre os países mais evoluidos a nível educacional, e o nosso, que a meu ver como mãe e encarregada de educação está muito aquem da mente dos nossos jovem de hoje em dia.
Praticamos o nivel de ensino da idade média....e estamos em pleno século XXI, tudo evoluiu, tudo modernizou, e as escolas continuam muito aquém , da mente dos jovens.
Esta semana a minha filha contou-me que há pais que compram Macdonal'ds aos filhos, e sorrateiramente os mesmos transportam para dentro da escola e comem lá dentro, bem como coisas do supermercado, pizzas e afins...ora vamos lá ver que esta consciência e esta culpa, não é da escola, do agrupamento, dos professores ou assistentes, esta culpa é mesmo da cabeça retrógada dos pais, e nem vale a pena dizerem que isso é impossível e não acontece, que outros pais devem já ter ouvido os mesmos relatos.
E acontecerá certamente em várias escolas e vários agrupamentos: por isso pais não fomentem ou alimentem este tipo de comportamentos nos vossos filhos....não estão a ensinar-lhes nada de produtivo, quer em questões de regras, quer de dinheiro, quer de alimentação....usem o vosso precioso tempo cibernaútico e no fds levem os vossos filhos ao Mac, ou à pizza, mas expliquem-lhes que é errado, levar comida má para dentro das escolas, principalmente porque comprometem a escola e o agrupamento em questão!
Pais a alimentação dos vossos filhos na escola é estruturada, adaptada e feita por uma tabela nutricional, a alimentação e a cantina são lugares clean e minimalistas, mais uma forma de maximizar limpeza, e minimizar a necessidade de que um espaço cheio de ambiente como um shopping, é que é bom!
Expliquem que as escolas têm regras e não servem só para conteúdo de aprendizado curícular, as escolas servem para formar adultos e cidadãos.
Vale a pena pensar nisto...avaliem antes de culpar, e não se esqueçam, esses pais podem ser os mesmos profissionais, que aos filhos permitem coisas, que no seu ambiente laboral inibem!
Comentários
Publicar um comentário