Avançar para o conteúdo principal

Poupança- Como Reduzir a conta do supermercado


Tendo em conta que estive casada quase 12 anos, devem poder imaginar os mais sensatos que não fui sempre como a "mulher do rico" !!!! Eu brinco com isto hoje, e nem sempre foi assim, porque no inicio ganhavamos basicamente o mesmo salário, pelo menos foi sempre o que achei, porém hoje sombras pairam sobre esse tema!
Tema que falarei num proximo post!

Mas não é esse tema que venho aqui debater!

O que venho explicar é que na minha gestão doméstica e familiar, já passei por imensas fases!
A fase inicial, em que temos uma casa e somos adeptos fervorosos da decoração e mobiliário e gastamos potes de dinheiro!
A fase do aumento do spreed em que a prestação duplica e tu passas a comer sopa para sobreviver!

Depois temos filhos e começamos a destrocar em fraldas, chupetas, leite em pó, roupinhas, e por aí vai...vamos comprar uma roupa nova para nós e trazemos um saco cheio para o bebé!
Depois vem a fase da consciência em que percebemos se queremos ter uma vida folgada temos de dar com os calcanhares no rabo, se queres ter uma poupança para recorrer quando as coisas descarrilam e os extras são mais que as mães!

Ganha-se mais, tanto que nem se sabe ao certo o valor....mas a gestão continua apertada!

E aí entram os cupões, a gestão apertada. os descontos, as listas, e aí aprendemos realmente o quanto desperdiçados e inconscientes nas escolhas que fazemos, o Marketing assumiu um papel brutal nos últimos anos, e a tendência é que se adquira sem pensar e sem ponderar, houve a febre do Couponing em que também eu poupei muito dinheiro através de armazenamento!

Hoje considero que se poupa muito, mas há investimento parado!
E passo a explicar:
investimos em stock que fica armazenado, e por isso o dinheiro está investido e parado ali, dinheiro esse que pode ser necessário a emergências e gastos diários!
Acreditem que sou profissional no tema, e a melhor forma de reduzir a conta do supermercado, é não fazer stock, a não ser comprar realmente quando o produto lhe faz falta ou já terminou e pretende substituir!
Ou se se trata de um produto corrente no gasto, ainda assim não mais que 2 stock de produto.

Se é fã de um produto e sabe que usa sempre deve sim fazer pelo menos stock de um, mas apenas e só se a promoção compensar!
Se é indiferente a marca para si, sempre que for as compras, veja o produto que compensa mais, esta é também a forma de poder experimentar produtos novos, e ter termos de comparação!

Sempre que é lançado um produto novo, ele entra automaticamente em promoção!
Há uma tendência natural nas casas Portuguesas a esta situação:

Cada membro da familia usa um champô, um gel de banho, uma pasta dos dentes e por ai vai!
Esta é uma forma essencial para reduzir a conta, porque são os produtos mais dispendiosos, então devemos ter um no máximo dois por familia!
Um champo, um gel de banho, um creme corporal, uma pasta dos dentes e por ai vai!
Produtos de bebé, se não usa de supermercado opte por farmácia e parafarmácia, pois muitas vezes existem descontos, ou pontos, que troca por produtos como gel de banho, ou boioes de bebé, entre outros, e aqui poupa indiretamente!

Já para não falar no lixo ambiental e no consumo de plásticos, que isso também fica para outro post!

Bem como tentar trocar 1/2 refeiçoes semanais por algo mais light e mais saudável, substituindo assim o consumo de peixe e carne, sei que às vezes parece que não se faz isso aqui mas faz!!!!
Pode usar ovo, se não consegue fazer algo mesmo light, mas o queijo e os ovos são refeições substitutas de carne e peixe, ainda que não seja em excesso! Em termos de saciedade, conseguem perfeitamente compor!

Introduzir a sopa, essencialmente no Inverno, porque o consumo da quantidade de comida vai ser menor, logo reduz também automaticamente a quantidade de compra!

E por fim tentar fazer mais comida em casa, de raiz, evitando assim consumos de comida processada, que além de cara não é benéfica à saúde, e quem tem crianças pode incutir o programa cozinhar de raíz em família!!!

Aqui também usamos isso, o Salvador é o Chef da casa, mas quando fazemos pizza entre outras comidas menos saudáveis, a Lara gosta de participar!

Pão é algo que pode fazer de forma fácil e sáudavel e eu posso ensinar a receita se assim pretenderem, não dá trabalho mas faz sujeira, mas garanto que não se vão arrepender, para alem de que aguenta mais tempo, que o comprado aos dias de hoje, e ainda pode congelar a massa ( para quem gosta, eu pessoalmente, tudo fresco)

Frutas e legumes se tem alguém de confiança, consumir aos locais, mais saudável e mais fresco, durabilidade maior!

Usem algumas destas dicas e se possível todas!
E tenha um objectivo para esta poupança, seja abater ao crédito, seja a compra dum carro, sejam umas férias ou poupança, jantar fora uma vez por mês, ou dar um passeio em família, isso gera incentivo!
Boas poupanças!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como ajudar um autista

A melhor forma de ajudar um autista e qualquer outra criança com necessidades especiais é aceitar e respeitar, a criança não pediu para nascer assim, e se nasceu é porque a sua forma de pensar e ver o mundo é importante para todos nós!

Que seria do mundo se pensassemos todos da mesma forma? que seria do mundo sem pessoas comuns, e sem génios, sem criativos, sem pessoas mais ou menos sociais, mais ou menos funcionais!

Infelizmente somos ratinhos de laboratório, e não damos ao ser humano, logo desde o berço, a possibilidade de se exprimirem e trabalharem nas suas competências, aquelas que poderiam fazer toda a diferença!

Supõe-se desde muito cedo que se não fizermos determinadas coisas que outras crianças da mesma idade fazem, somos dotados de falta de habilidade, ou pouco inteligentes, ou atrasados!

Porém faltam muitas disciplinas importantes como gestão doméstica, disciplinas mais práticas, de onde conhecemos os melhores compositores, pintores, pensadores, filósofos??? Não estão na e…

Felizes os que retomaram a sua rotina mais felizes os que nunca sairam

Sim hoje li um texto e os nossos filhos e nós que estamos em casa confinados, principalmente quem está sozinho  a desdobrar-se em tarefas, em rotinas alteradas, em tentativas de sair para lugares seguros, em idas ao supermercado, as farmácias, a tentar mil malabarismos para nos mantermos despertos e saudáveis, sem que ninguém se mate, nós somos os verdadeiros heróis!

Somos mães/pais a tempo inteiro, não podemos ter um surto e sair de casa porque eles não podem ficar sozinhos, nos dias de chuva não saimos, e não é porque chove, é porque as nossas crianças com necessidades especiais, não cumprem todas as regras, e molham-se e sujam-se e fazem xixi, e nós não queremos que uma simples saída de 30 minutos se torne em banho, roupa na máquina, cadeira do carro, lavagem de tudo e mais um par de botas, consumo de água e de máquina de secar, dadas as condiçoes climatéricas!

São 10horas eu acordei as 9, o meu filho ontem adormeceu as 2H30, depois de ter sido dura com ele mais uma vez, isso só p…

Contabilidade e Gestão- Despesas anuais

Verdade seja dita que ganhamos ao mês não ao ano!!! Mas para sabermos quanto estamos a exceder no orçamento ou quanto precisamos de ganhar mais, é o nosso dever fazer contas anuais, ativo, passivo, o que entra o que sai, o que entra e o que realmente pode sair!
Há anos muito atipicos, e nós por cá dizemos que por razões mais que óbvias este ano foi um desses!!!

Metade do orçamento, contas desencontradas, contas desiquilibradas, menos a entrar mais a sair, mas sobrevivemos assim sem grandes estragos!!!!!!!
Para o ano a meta será a financeira e material!

Sem perder o fio à meada equilibrar, equilibrar, equilibrar, para então em 2021, relaxar!
Sim tenho metas na cabeça, no papel, todos os anos me proponho a uma!
Este ano era chegar ao final com questões sentimentais resolvidas, orientar nova vida e rotinas familiares, ainda que com ajuda seja sempre o mais individualista e independente que conseguir, e ser independente nunca é apenas e só uma questão financeira!!!!

De nada adianta ser i…