Family | Reading | Organization | Beauty | Photografy | Travel | Food | Life | Autism

domingo, 23 de dezembro de 2018

Então é Natal e a triste realidade do comércio têxtil

É Natal e as lojas estão cheias de gente, algumas lojas em promoção, outras nas quais nos deparamos com um cenário de pré saldos que será logo após o feriado de Natal, acho que agora muitas nem dão o 26 para troca, partem logo ao saldo e uma peça que custou 30 euros estará a 15 num abrir e fechar de olhos! Esta é a triste realidade da sociedade em que vivemos!  A mais flagrante que vi foi a TIFFOSI a campanha mais absurda dos últimos tempos!
Não vou dizer que não comprei roupa, porque há pessoas ás quais por norma oferecemos roupa, e com à excepção de uma loja, H&M que não estava em saldo, onde tive de comprar uma das peças depois de muita pesquisa, ainda assim usei um daqueles vales que dão 5 euros de desconto, a única das pecas que levo sem qualquer promoção! Todas as outras com 50%, porque para mim já é um negócio com cheiro de saldo!

Vi estes dias um comentário na Netflix- The true Cost -https://www.netflix.com/pt/title/80045667, que foi para mim um balde de água fria, uma chamada à realidade, sobre o mundo têxtil, daí também esta minha luta para uma comercialização justa de peças duráveis e não tanto descartáveis! Se uma peça puder durar uma estação ao invés de durar um mês, já é um grande avanço, na baixa de consumo desenfreado e no impacto ambiental, bem como na exploração dos trabalhadores dos países mais pobres!
Quem puder veja este documentário!

Ainda assim deviamos apostar na reciclagem, lojas de segunda mão e troca !
Porque não trocarmos peças?

Bem por hoje era o texto que queria deixar, agora que confecciono peças posso dizer que muitas delas ao preço que são vendidas não pagam a qualidade de um bom tecido! Quanto mais as horas de produção e a retrosaria! Mas para mim isso mostra que ainda podemos voltar a não descartar roupa como se fosse lixo, e tem suor e lágrimas e exploração de muita, muita gente talentosa!

Vale a pena pensar nisto




Sem comentários:

Enviar um comentário

Gestão Domestica

Reajustes, calculadora, excel! Gestão doméstica! Estamos nesse processo de reaprendizagem e reajuste, fazer o dinheiro esticar, sem gra...

Segue-nos no Instagram!