Family | Reading | Organization | Beauty | Photografy | Travel | Food | Life | Autism

sábado, 29 de dezembro de 2018

A importância de brincar com os filhos

Nem sempre foi assim, mas desde que descobrimos o Autismo do Salvador que principalmente eu me permito a fazer coisas que seriam impensáveis há 9 anos atrás!

Brincar com tudo menos com brinquedos, este ano continuamos a insistir nos brinquedos mas na verdade ele continua a brincar com os anteriores, que com a exceção das plasticinas e de um de bolas que conhecia, e que os mais atentos fizeram questão de presentear, as brincadeiras continuam a ser abanar, atirar, espalhar!

Brincar com erva, paus, tinta, espuma da barba, coisas sensoriais, texturas, mimos! Estes dias fiz-lhe um saco com arroz dentro, é um dos preferidos! A questão é porque não os outros meninos terem o previlégio sim o previlégio de tal como o meu brincarem na relva, com pedras, com terra, areia, água, se sujarem, mas rirem rirem com gargalhadas rasgadas de felicidade!
Num mundo onde nada disso custa dinheiro apenas tempo!

Por vezes olho para trás e não tenho recordação de grandes brinquedos, mas das brincadeiras que tinha na rua com as amigas, da criatividade, de inventar de imaginar, também eu cedo aprendi a natureza, os animais, o cheiro das flores, dos legumes, da terra, da liberdade!

Acho e orgulho-me imenso da época em que cresci e tenho pena e até um enorme desgosto de viver dentro de 4 paredes onde nem na varanda é seguro brincar!

O que mais me entristece é isso! Acho que tal como na infância resta-me ser criativa e usar os meios com os quais disponho, tempo, paciência, insistência, persistência e natureza, ar livre, vitamina D!

Há pessoas que admiram o meu trabalho...o nosso trabalho e eu fico feliz e orgulhosa, mas na verdade faço o que também eu vou aprendendo diariamente, faço pequenas grandes coisas que se verao talvez lá mais num futuro que por vezes ainda parece tão longínquo!

Mas o intuito é também o despertar de consciência de que as crianças querem mesmo é partilhar a sua brincadeira com os pais, os seus aprendizados, as coisas que fazem e aprendem na escola e náo vemos, mas na verdade todos brincam da mesma forma, e era bonito que também esses meninos que sabem utilizar os brinquedos aprendessem a brincar sem os mesmos e a despertar sentidos para a vida!

A mãe...





Sem comentários:

Enviar um comentário

Cozinhar através dos sentidos

Já perceberam se seguem os instastories desta casa Portuguesa, que por aqui adoramos comer e cozinhar. e acreditem adorados leitores, que q...

Segue-nos no Instagram!