Hoje em dia existem muitas teorias sobre esse tema, no entanto cá por casa, e depois de várias tentativas falhadas, várias formas de gestão diferentes, vários métodos, o ideal é sem dúvida:
Note-se que isto é o que aprendemos por aqui! Não é estanque e não é uma regra, são apenas sugestões!
Note-se que isto é o que aprendemos por aqui! Não é estanque e não é uma regra, são apenas sugestões!
- Tirar 5% ou 10% do rendimento ao inicio do mês para poupança- como o pagamento de algo, se for no final provavelmente não sobra.
- Apontar todos os gastos diários ou semanais, religiosamente numa folha Excel, para controlar melhor os gastos deverá fazer pagamentos com cartão ou por transferência bancária!
- Se tem de fazer pagamentos a dinheiro, levante a quantia exacta no inicio do mês também, coloque num envelope e aponte por fora, ou coloque os talões de gasto no seu interior!
- Criar o dia das compras de supermercado e de compra, pode ser semanal ou mensal, e definir previamente o valor a gastar.
- Pode dividir no caso da roupa a família pelos meses: comprar para a mais nova no mês de Janeiro, para a mãe em Fevereiro, o pai em Março, ou aproveitar os saldos e gastar o necessário e depois juntar até aos próximos. Não esquecer de gastos que aparecem com imprevistos, deixe também sempre 10% do total, para o caso de algo inesperado.
- Pague sempre e em primeiro lugar tudo o que é despesa fixa e veja o que sobra no final do mês.
- Aproveite todos os cupões e promoções possíveis e disponíveis.
- Explique aos seus filhos que presentes só em datas especiais.
- Se é dispendioso para a família almoçar fora e mesmo assim querem um dia não cozinho, compre no take away! E defina para isso um dia de semana ou mês!
- Defina no calendário os dias e meses de gastos fixos extras, como seguro do carro, inspecção,revisão, acerto da electricidade e por ai vai!
- Tente sempre usar o pagamento de IRS para colocar na poupança, ou use metade para uma compra e guarde a outra parte!
- Faça um mealheiro para si e para os filhos, e ensine-os o valor da poupança, a ser também responsáveis pelo dinheiro que recebem. A partir dos 7/8 anos já é possível.
- Tenha uma conta poupança para os seus filhos, que pode construir com dinheiro que lhe é dado, por familiares. Pode neste caso entregar-lhe metade e metade colocar na poupança, e quando entenderem expliquem-lhe que aquele dinheiro é para estudos, tirar a carta! Acredite mesmo com pouco eles vão sentir-se ricos.
- Explique-lhes a regra do cartão, que só tem dinheiro se o colocarmos no banco e que não é ilimitado.
- Leve-os às compras e ensine-lhes a comparar preços e a regra das ofertas e promoções, por aqui a Lara com 8 anos já é veterana nisso.
- Dê.lhes o ensinamento da escolha, para perceberem que só podem ter determinadas coisas se fizerem cedências.
- Ensine-os a cuidar das suas coisas, e que esse exemplo parta de si.
- Ensine-os que as coisas custam dinheiro e que temos de trabalhar para as receber.
- Ensine os seus filhos que arrumar as suas coisas não terá recompensa, porque se todos sujamos todos temos de arrumar, e que a higiene do nosso espaço e de nós próprios, cabe a cada um de nós cuidar!
Bom dia!!!!Bom ano!!!!Boas poupanças!
Comentários
Enviar um comentário