Avançar para o conteúdo principal

O Autismo e os neurónios-espelho!

Vários estudos  têm sido feitos a autistas, na busca de alguma lesão no Lobo Frontal que abrange também a Hipófise, um dos 4 lobos do cérebro, onde os neurónios-espelho, estão situados.



Os neurónios espelho permitem ao ser humano a capacidade de:

Observar comportamentos e repeti-los dai o nome, quando nos olhamos ao espelho temos o reflexo a repetição daquilo que somos, da nossa imagem, desse facto deriva também muitas vezes o Não Reconhecimento do Autista , da sua imagem, em frente ao espelho ou numa fotografia de si próprio.
Eles activam-se através da imitação e da linguagem verbal, o que nos diz que provavelmente, e de alguma forma esta parte do nosso cérebro, poderá estar afectada!


Temos também a Broca, igualmente situada no lobo frontal, que porque há ausência da comunicação verbal através da linguagem, a chamada Afasia, que não é nada mais nada mesmo que a incapacidade de interpretação da linguagem e a capacidade de reproduzir verbalmente,poderá estar também afectada, desencadeando assim, duas défices cognitivas.

Foi descoberta em 1861 pelo cientista francês Paul Broca[1] e denominado por David Ferrin como Aire de Broca - centre moteur de la parole(área de Broca - Centro motor da fala).[2]
Broca descobriu a ligação entre a fala e uma região específica do cérebro ao fazer, em 1861, a autópsia de M. Leborgne, um paciente do hospital de Bicêtre que não tinha nenhuma paralisia física e compreendia a linguagem, mas era incapaz de falar qualquer coisa além de tan.[2]

Embora muitas das vezes, seja possível compreender e verbalizar e até construir mentalmente, no entanto como a àrea da linguagem está afectada na parte da comunicação verbal, essa frase mentalmente construída, não é passível de ser transmitida.

Depois também temos a área de Wernike, que é a outra área maior pintada a vermelho.

Danos causados na área de Wernicke podem fazer com que uma pessoa que escute perfeitamente e reconheça bem as palavras, seja incapaz de agrupá-las para formar um pensamento coerente, caracterizando a doença conhecida como Afasia de Wernicke[1][2].
A área recebe o nome em homenagem a Karl Wernicke, um neurologista e psiquiatra alemão, que nem todos os déficits de linguagem eram resultado de danos à área de Broca, descrita por Paul Broca. Karl notou que lesões na região posterior esquerda do giro temporal superior resultavam em déficits na compreensão da linguagem.

Tudo o que têm em comum é o Cortéx, que é onde se alojam os neurónios, que podem estar em défice ou ter sofrido alguma lesão, a mais comum falta de O2- Oxigénio no sangue. E é extremamente complexo e importante para o ser humano no que toca às suas funções.



Resta pesquisar a causa, e quantas das áreas de um autista estão realmente afectadas!!!
Muita pesquisa ainda há a fazer neste campo, no entanto, havemos de lá chegar!

Comentários

  1. Respostas
    1. Mesmo Marta, e ainda há muito a aprender e explorar sobre autismo, eu ainda estou nos primeiros passos!

      Eliminar

Publicar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Como ajudar um autista

A melhor forma de ajudar um autista e qualquer outra criança com necessidades especiais é aceitar e respeitar, a criança não pediu para nascer assim, e se nasceu é porque a sua forma de pensar e ver o mundo é importante para todos nós!

Que seria do mundo se pensassemos todos da mesma forma? que seria do mundo sem pessoas comuns, e sem génios, sem criativos, sem pessoas mais ou menos sociais, mais ou menos funcionais!

Infelizmente somos ratinhos de laboratório, e não damos ao ser humano, logo desde o berço, a possibilidade de se exprimirem e trabalharem nas suas competências, aquelas que poderiam fazer toda a diferença!

Supõe-se desde muito cedo que se não fizermos determinadas coisas que outras crianças da mesma idade fazem, somos dotados de falta de habilidade, ou pouco inteligentes, ou atrasados!

Porém faltam muitas disciplinas importantes como gestão doméstica, disciplinas mais práticas, de onde conhecemos os melhores compositores, pintores, pensadores, filósofos??? Não estão na e…

Felizes os que retomaram a sua rotina mais felizes os que nunca sairam

Sim hoje li um texto e os nossos filhos e nós que estamos em casa confinados, principalmente quem está sozinho  a desdobrar-se em tarefas, em rotinas alteradas, em tentativas de sair para lugares seguros, em idas ao supermercado, as farmácias, a tentar mil malabarismos para nos mantermos despertos e saudáveis, sem que ninguém se mate, nós somos os verdadeiros heróis!

Somos mães/pais a tempo inteiro, não podemos ter um surto e sair de casa porque eles não podem ficar sozinhos, nos dias de chuva não saimos, e não é porque chove, é porque as nossas crianças com necessidades especiais, não cumprem todas as regras, e molham-se e sujam-se e fazem xixi, e nós não queremos que uma simples saída de 30 minutos se torne em banho, roupa na máquina, cadeira do carro, lavagem de tudo e mais um par de botas, consumo de água e de máquina de secar, dadas as condiçoes climatéricas!

São 10horas eu acordei as 9, o meu filho ontem adormeceu as 2H30, depois de ter sido dura com ele mais uma vez, isso só p…

Contabilidade e Gestão- Despesas anuais

Verdade seja dita que ganhamos ao mês não ao ano!!! Mas para sabermos quanto estamos a exceder no orçamento ou quanto precisamos de ganhar mais, é o nosso dever fazer contas anuais, ativo, passivo, o que entra o que sai, o que entra e o que realmente pode sair!
Há anos muito atipicos, e nós por cá dizemos que por razões mais que óbvias este ano foi um desses!!!

Metade do orçamento, contas desencontradas, contas desiquilibradas, menos a entrar mais a sair, mas sobrevivemos assim sem grandes estragos!!!!!!!
Para o ano a meta será a financeira e material!

Sem perder o fio à meada equilibrar, equilibrar, equilibrar, para então em 2021, relaxar!
Sim tenho metas na cabeça, no papel, todos os anos me proponho a uma!
Este ano era chegar ao final com questões sentimentais resolvidas, orientar nova vida e rotinas familiares, ainda que com ajuda seja sempre o mais individualista e independente que conseguir, e ser independente nunca é apenas e só uma questão financeira!!!!

De nada adianta ser i…