Family | Reading | Organization | Beauty | Photografy | Travel | Food | Life | Autism

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

O autismo e o sono



Está provado que os autistas dormem menos, e que essa é uma das características que podemos observar desde bebés.
Muitas vezes não existe rotina dentro da rotina ou seja, mesmo que o deitemos sempre à mesma hora, da mesma forma, e ele adormeça, não significa que vá ter uma boa noite de sono! O Salvador dorme em média 4/6 horas por noite.
E em média 1 semana inteira por mês, de noites de sono completo, em que depois de deitar só acorda de manhã.
Nem sempre dar banho diariamente é suficientemente relaxante para o Salvador, assim como nem sempre fica saciado o suficiente para aguentar uma boa noite de sono.
O Salvador deixou de dormir de tarde no infantário o ano passado, mas de há 1 mês para cá tem adormecido durante o dia, e já aconteceu mais de que 1 vez no horário da terapia, o que significa que essa rotina semanal, não o impede de adormecer.
Neste momento está a dormir, hoje acordou às 4 da manhã e adormeceu às 7, na cama da irmã, que é a única que dorme profundamente e não se preocupa se ele está a dormir ou acordado.
Quanto menos estímulos tem o Salvador no seu quarto, melhor, o que também não significa que mesmo que respeitemos isso, ele durma bem.
Hoje vou deixa-lo dormir até as 9:30 e depois irá para a pré.
Mas isto vai alterar toda a dinâmica do dia a dia, porque já não cumprimos a rotina, e porque já vem alterada do ciclo de sono. Não deixa-lo dormir e leva-lo a dormir ia fazer com que ficasse super irritado, e não colaborasse com a professora do ensino especial.
Não é fácil criar uma rotina, num padrão de sono que por si só é complicado, depois existe a questão, dos maus dias que tem na escola e são suficientes, para acordar com pesadelos e relatar por monossílabos o que se passou, Um cérebro neurotipico durante o dia liberta informação através da fala, o cérebro do autista não, o que faz com que acumule imensa informação e seja prejudicial à sua serenidade e descanso, expelem sentimentos através de estereotipias, mas não libertam informação acumulada....

Façam o teste de tentar não falar durante um dia normal!
Como se sentiriam à noite?


Sem comentários:

Enviar um comentário

Gestão Domestica

Reajustes, calculadora, excel! Gestão doméstica! Estamos nesse processo de reaprendizagem e reajuste, fazer o dinheiro esticar, sem gra...

Segue-nos no Instagram!